Curta nossa página no Facebook!

Curta o ArenaTech no Facebook e fique por dentro das novidades sem sair do seu perfil!

Siga - nos no Twitter!

Siga o ArenaTech no Twitter e fique por dentro das novidades sem sair do seu perfil!

Humor Fake - O Melhor do Humor!

Acesse o blog Humor Fake e confira o melhor do humor!

18 de set. de 2012

Samsung responde ao lançamento do iPhone 5 com propaganda provocativa



Samsung responde ao lançamento do iPhone 5 com propaganda provocativa 
(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)
Apesar de ter perdido a batalha legal contra a Apple nos tribunais, a Samsung continua disposta a vencer a sua competidora no que diz respeito ao número de vendas de smartphones. Logo após o lançamento do iPhone 5, a empresa sul-coreana lançou um anúncio publicitário em que faz a comparação técnica do novo dispositivo com o Galaxy S3.
Entre os quesitos destacados pela companhia está o tamanho da tela dos aparelhos, a quantidade de memória RAM dos gadgets e até mesmo o tipo de cabo de conexão usada por cada um deles. Vale notar que a versão do S3 usada como base é a norte-americana, que conta com um processador dual-core e 2 GB de memória RAM (o aparelho lançado na Europa e no Brasil possui uma CPU quad-core e 1 GB de RAM).
O ponto alto do anúncio fica por conta da frase “não é preciso ser um gênio”, que faz uma provocação bastante direta aos empregados das Apple Store (conhecidos como “Genius”, ou gênios). Apesar da suposta superioridade técnica do smartphone da Samsung, aparentemente não são muitos os consumidores que ligam para esse tipo de detalhe — prova disso é o fato de que a primeira leva da pré-venda do iPhone 5 esgotou em questão de pouco tempo.

Fonte: Samsung, TecMundo

Brasileiros passam 8 horas por mês no Facebook



Brasileiros passam 8 horas por mês no Facebook 
(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)
Quanto tempo por mês você passa vendo as atualizações de seus amigos no Facebook? Pois a média brasileira acabou de ultrapassar a média global, o que coloca os brasileiros em uma posição de destaque na rede social – algo que deve ser encarado de uma maneira interessante por anunciantes. Segundo um estudo do comScore, já são mais de oito horas por mês ligados nas páginas do Facebook (contra 6,3 horas da média mundial).
Assim como aconteceu com o Orkut há alguns anos, os brasileiros formam a segunda maior nação conectada ao Facebook – estando apenas atrás dos Estados Unidos –, com um total de 54 milhões de pessoas conectadas. A Folha entrou em contato com Robert D’Onofrio (diretor global de audiência) e ouviu que o Brasil está à frente do resto do mundo em um quesito: acesso ao Facebook por smartphones (em um total de 37% de adesão dos usuários).
Ainda no mesmo estudo, foi revelado que a interação do Facebook mais utilizada pelos brasileiros está no compartilhamento de fotos, o que é realizado por 82% dos entrevistados. As duas outras ações mais comuns são “curtir fotografias” (74%) e “ler atualizações de status” (73%).

Fonte: comScore, Folha, TecMundo

28 de ago. de 2012

Kim Dotcom promete um novo Megaupload revolucionário

Kim Dotcom promete um novo Megaupload revolucionário 
(Fonte da imagem: Reprodução/BGR)
Sempre polêmico, Kim Dotcom, o criador do Megaupload, vive dando declarações bombásticas através da sua conta no Twitter sobre o possível retorno do serviço de armazenamento de arquivos. Nos últimos meses, Dotcom havia falado sobre o lançamento do Megabox, serviço de download de músicas, que deve acontecer até o final de 2012. Agora, ele resolveu se pronunciar sobre o novo Megaupload.
Em uma série de mensagens no Twitter, Dotcom disse para os desenvolvedores se prepararem, já que, em breve, devem ser liberadas ferramentas e a API do novo site e, com elas em mãos, eles poderiam mudar o mundo.
Em seguida, ele comentou que está construindo uma rede mundial e que todos os provedores fora dos Estados Unidos poderão se conectar ao serviço, que contará com criptografia para todos os arquivos enviados, proporcionando total privacidade para seus usuários.
Kim Dotcom fechou falando que eles mexeram com a pessoa errada e usando frases como “Poder para o povo” e “Bye Bye Echelon”, em referência ao projeto que, supostamente, serviria para interceptar qualquer tipo de telecomunicação feita no mundo.
Para quem achou a ideia interessante e desenvolve aplicativos e serviços que possam utilizar o novo Megaupload, Dotcom deixou um email para que seja analisada a liberação da API.
 
E aí, o que você achou? Kim Dotcom pode mesmo revolucionar a maneira como vemos a internet ou tudo isso é só uma jogada de marketing do criador do Megaupload?

Fonte: Twitter , TecMundo

1 de ago. de 2012

Hotmail já era: conheça em detalhes o novo Outlook

Se você imaginou que a temporada de grandes anúncios da Microsoft já havia terminado, prepare-se para uma nova surpresa. Sem muito alarde, a empresa fundada por Bill Gates modificou completamente a interface do seu cliente de email, o Hotmail.
A novidade já pode ser conferida online e para isso basta acessar o endereço Outlook.com e entrar com seu login e senha do Hotmail ou Windows Live.
A partir de agora, o nome Hotmail passa a figurar em segundo plano e oficialmente o serviço de emails da empresa é o Outlook.com. Quem já possui em endereço de email com a extensão @hotmail pode modificar a URL para @outlook. As mensagens enviadas para o endereço antigo serão automaticamente redirecionadas.
 
(Fonte da imagem: Reprodução/Outlook)
Além da interface completamente diferenciada, que segue a mesma identidade visual do Windows 8 com a interface Metro e dos demais aplicativos da empresa, como o Office 2013, o novo cliente de email agora está integrado ao Skype, ao Facebook e até mesmo ao Twitter, além de ser compatível com o SkyDrive.

Um visual completamente renovado

A mudança é radical: não espere encontrar absolutamente nada do que existia antes no Hotmail. Quando você começa a usar o novo Outlook, a primeira coisa que chama a atenção é a interface Metro, já conhecida daqueles que utilizam o Windows 8, mas basta navegar um pouco por ele para perceber as novas funcionalidades.
 
(Fonte da imagem: Reprodução/Outlook)
A interface simplificada também apresenta outro ponto positivo: o Outlook parece mais rápido em seu carregamento de páginas, e o visual segue a mesma identidade visual do recém-lançado Office 2013. Por padrão, a nova visualização de entrada é uma tela com três colunas, em que a esquerda lista as pastas, a do centro exibe as mensagens e a da direita pode ser customizada.
Na lateral direita da tela principal, as opções que podem ser configuradas são as seguintes:
  • Lembretes: você pode sincronizar o seu calendário em todos os dispositivos, como tablets e smartphones, e visualizar as novidades na barra lateral sempre que acessar a sua conta de email;
  • Redes sociais: seus contatos do Twitter e do Facebook podem ser acessados rapidamente a partir da caixa de entrada do email. No caso do Facebook, é possível conversar via chat com os seus amigos;
  • Outras contas: se você possui outras contas de email, chegou a hora de centralizar tudo em um só lugar. Importando contatos, você recebe as atualizações de outros endereços em um só serviço;
  • Atualizações das redes sociais: tudo o que rola de mais importante no Facebook e no Twitter pode ser conferido na caixa de entrada do Outlook, sem que você precise sair da página;
  • Gerencie contatos: permite que você crie grupos a partir de endereços de email, tornando a sua caixa de entrada completamente personalizada.
Além dos novos recursos, você pode ainda escolher qual será a cor da barra superior da interface, que por padrão é azul. Basta clicar no símbolo de “Configurações”, no canto superior direito, e escolher um entre 12 tons: rosa, vermelho-escuro, laranja-escuro, laranja, verde-claro, verde, azul-petróleo claro, azul-petróleo, azul-claro, azul, roxo-escuro e roxo.
 
(Fonte da imagem: Reprodução/Outlook)

Mensagens agrupadas

Se você usa o Gmail, certamente já deve estar acostumado à opção que mostra diversas mensagens recebidas de um mesmo contato agrupadas sob um mesmo item. Até então, o Hotmail ignorava por completo essa possibilidade, mas agora ela também pode ser habilitada. Por padrão, a lista unitária de emails permanece ativa, mas você escolhe se deseja mudar o estilo ou não.

Mais facilidades

Se você recebeu um link para um vídeo do YouTube em seu email, você poderá assistir ao vídeo sem precisar sair da página, bastando para isso clicar sobre ele e dar play no conteúdo. Documentos do Office, como arquivos do Word, do Excel e do Power Point, também podem ser conferidos online e, se você preferir, pode salvar o conteúdo direto no SkyDrive.
 
(Fonte da imagem: Reprodução/Outlook)
A integração com outros aplicativos também transforma o Outlook em uma verdadeira central social, permitindo que você acesse dezenas de serviços sem precisar sair da caixa de entrada do email. Para breve, a Microsoft promete ainda integração com o Skype, permitindo chat com vídeo diretamente na página em que você confere as suas mensagens.

Gerenciamento de contatos

Que tal criar grupos de amigos a partir dos contatos existentes em suas redes sociais? O novo Outlook permite que você faça isso com muita facilidade. Além dos contatos já existentes no MSN Messenger, você pode ordenar também seus contatos do Twitter, do Facebook e do LinkedIn.
 
(Fonte da imagem: Reprodução/Outlook)

Integração com tablets e smartphones

Por fim, outro grande recurso que promete ser um dos principais para quem utiliza as plataformas da Microsoft é a sua integração com as versões portáteis, tanto para smartphones quanto para tablets. Com ela, você terá a garantia de que, independente da plataforma que você esteja utilizando, poderá acessar os dados de email em uma interface similar, sem nenhum tipo de complicação.

Fonte: TecMundo

31 de jul. de 2012

Trailer mistura o filme "O Rei Leão" com "Batman"





Você gostava de assistir ao filme “O Rei Leão” quando era pequeno? E ficou empolgado com o lançamento do terceiro filme de “Batman”? Então, você vai curtir a edição feita por um usuário do YouTube, chamado moviemaestroten, mostrada no vídeo acima.
O trabalho resultou em um novo trailer, intitulado “The Lion King Rises” (O Rei Leão Ressurge, em tradução livre). Nele, são editadas diversas imagem da animação da Disney, as quais são sincronizadas com o áudio do trailer do novo filme do Cavaleiro das Trevas.
Por conta de algumas semelhanças — induzidas pela edição —, o vídeo ficou bem feito, sem mudar a história original do leão Simba.

Compare com o trailer do Homem-Morcego


Se você ainda não viu o trailer do Cavaleiro das Trevas que “emprestou” o áudio para o Rei Leão, basta conferir o vídeo abaixo.
Depois de conferir os dois vídeos, dê a sua opinião: a iniciativa estragou as duas histórias ou gerou uma divertida?

Fonte: TecMundo

6 de jul. de 2012

Megaupload vai voltar maior, melhor e mais rápido...

 
 (Fonte da imagem: Reprodução/Twitter/KimDotcom)

Kim Dotcom, o fundador do site Megaupload, afirmou ontem (4), em seu perfil pessoal no Twitter, que o site voltará ao ar em breve. Além disso, Kim comemorou a morte do SOPA, do PIPA e do ACTA, projetos de lei que visavam ampliar o controle sobre o tráfego de dados na internet.
“SOPA está morto. PIPA está morto. ACTA está morto. MEGA vai voltar. Maior. Melhor. Mais rápido. Livre de taxas e preparado contra ataques. Evolução!”, comentou Dotcom em sua mensagem. Entretanto, apesar de não informar quando isso de fato vai acontecer, alguns rumores ganharam força na rede, afirmando que o retorno aconteceria no próximo dia 9.
Questionado por alguns dos seus seguidores no Twitter sobre o assunto, Dotcom não respondeu às perguntas. Será que esse foi mais um desabafo e uma comemoração do criador do Megaupload ou foi um anúncio disfarçado do que está por vir?

Fonte: Twitter | Kim Dotcom

2 de jul. de 2012

Facebook adiciona ícones para casamentos homossexuais

 
(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)
A personalização das redes sociais para o público homossexual deu mais um passo: o Facebook anunciou que já disponibiliza ícones especiais para identificar os casamentos do mesmo sexo nas linhas do tempo.
As imagens mostram dois bonecos de terno ou vestido e surgem quando há a mudança de status de relacionamento (ou seja, no dia em que o casamento é oficializado). Recentemente, o Facebook já havia adicionado as opções em inglês de “Em uma união civil” e “Em uma união estável”. Ao menos nos perfis em inglês, os ícones já podem ser visualizados normalmente.


Fonte: GLAAD

5 de jun. de 2012

Sua foto no perfil do Facebook diz muito sobre você!

Até Zuckerberg segue o padrão "zoom e sorriso na cara" dos norte-americanos. (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)
Quando você tira uma foto para colocar no perfil do Facebook, o único fator determinante é que ela seja bonita e agrade seus contatos, certo? À primeira vista, pode até ser apenas isso, mas uma pesquisa publicada por dois pesquisadores de universidades de Dallas e Illinois quer provar que há muita coisa em jogo em um simples retrato de uma rede social.
Segundo o estudo, a cultura de um povo influencia totalmente a foto do perfil do Facebook – o que significa que há um padrão próprio que, mesmo inconscientemente, é seguido por norte-americanos, chineses, brasileiros ou franceses, de acordo com costumes e fatores psicológicos comuns nesses locais.
Norte-americanos, por exemplo, tendem a aparecer de corpo inteiro ou apenas até o pescoço e a sorrir com maior frequência nos retratos – além de estarem normalmente sozinhos, o que dá uma sensação de individualidade e independência. Já o sentimento de comunidade é maior na população de Taiwan, que prefere fotos mais “largas”, tímidas e com várias pessoas. Para esse grupo, o fundo da imagem importa tanto quanto a própria pessoa.
A dupla de pesquisadores estudou cerca de 500 fotos de perfil dos Estados Unidos e de Taiwan e você pode conferir o artigo inteiro clicando aqui (em inglês). Da próxima vez que você mudar sua foto no Facebook (ou for fuçar o perfil de seus amigos), pense nisso.
Fonte: ABC News

22 de mai. de 2012

ASUS P8Z77-V PREMIUM é a primeira placa-mãe para Windows com Thunderbolt

Modelo lançado com certificação da Intel suporta até processadores Ivy Bridge.

 
 (Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)
A revolução pretendida pela Intel com os conectores Thunderbolt está oficialmente começando. A ASUS acaba de lançar a P8Z77-V PREMIUM, primeira placa-mãe que conta com a nova tecnologia, antes exclusiva de aparelhos da Apple.
As expectativas são altas: o “premium” no nome significa que o modelo é a versão de maior desempenho de toda a linha. Além do Thunderbolt, a ASUS anunciou que a placa já suporta processadores da geração Ivy Bridge, a mais recente da Intel.
Apesar de só ter um conector Thunderbolt, a empresa se empenhou e já estabeleceu parcerias com fabricantes para popularizar a tecnologia.
  • Memória RAM DDR3 de 2.800 MHz (em overclock)
  • Quatro conectores PCI-e
  • Seis conectores USB 3.0
  • Portas: seis SATA 6 Gbps,
  • SSD mSATA de 32 GB
  • Conectividade Bluetooth 4.0, Wi-Fi e WiFi GO! (para dispositivos de mídia)
Fonte: HotHardware

China aprova a aquisição da Motorola Mobility pela Google

 
                                     (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
Antes de a Google poder assumir a Motorola Mobility, é necessário que comitês regulares de comércio em todo o mundo aprovem os negócios. Estados Unidos e Europa já haviam assinado a aprovação no início do ano, mas só agora o governo chinês liberou a transação, impondo algumas restrições à empresa de Mountain View.
Para que a China assinasse a aprovação, a Google teria que manter o Android gratuito e aberto por cinco canos. Sendo que, ao final desse período, o ministério chinês voltaria a verificar a importância dos smartphones no país. Com as permissões internacionais, agora a Google está mais perto de adquirir a Motorola Mobility por 12,5 bilhões de dólares.

Fonte: Yahoo News , TecMundo

Cinegrafista russo registra onda de choque após explosão!

Onda de choque viajou quase 2 km antes de ser capturada pela câmera
A explosão que você acabou de ver no vídeo acima ocorreu em Ulyanovsk, na Rússia, em 2009. De acordo com informações publicadas no YouTube, aparentemente, se trata de um acidente envolvendo um reservatório de petróleo que, após ser consumido pelas chamas de um incêndio, acabou voando pelos ares.
Se considerarmos que o som viaja a uma velocidade de 340 metros por segundo a 15 oC e que demorou aproximadamente 5 segundos para atingir o cinegrafista, isso quer dizer que o homem se encontrava a pouco menos de 2 quilômetros de distância do local do acidente. Se mesmo assim ele foi atingido por uma pequena onda de choque, imagine a intensidade da explosão!

Fonte: YouTube , TecMundo

1 de mai. de 2012

Nova placa-mãe da intel cabe na palma da mão!


Nova placa da Intel possui suporte para processador Core i3 (Fonte da imagem: Geeky-Gadgets)
Podendo ser segurada com apenas uma das mãos, a Next Unit of Computing (NUC) é a nova placa-mãe de proporções reduzidas da Intel. Medindo apenas 4” x 4”, ela acaba sendo menor do que a mini-ITX, que tinha cerca de 2,7” a mais.
Desenvolvida para trabalhar com o processador Core i3, é provável que a NUC também aceite modelos mais potentes, já que ela não possui aquecimento excessivo ou grande consumo de energia. Além disso, a principal utilização da nova placa deve ser na área de sinalização digital, ou seja, pequenos painéis eletrônicos que podem ser usados como espaço publicitário ou simples quiosques de informação e entretenimento. 
De acordo com o site Geeky-Gadgets, a NUC possui dois slots para memória RAM SO-DIMM, saída HDMI, dois slots mini PCIe, USB 3.0, Wi-Fi, Bluetooth e até mesmo Thunderbolt. Ainda não foram divulgadas informações sobre preço e data de lançamento da NUC.

Fontes: Geeky-Gadgets

Call of Duty Black Ops II: site oficial já está no ar


 
(Fonte da imagem: NeoGAF)
Depois de uma suposta capa e das imagens dos cartões de pré-venda, chegou a hora de o site oficial de Call of Duty Black Ops II estrear na internet. Porém, apesar de a página trazer o trailer do novo lançamento, ele ainda não foi liberado publicamente. É possível, portanto, que o primeiro vídeo do game seja divulgando dentro de algumas horas.
 
 (Fonte da imagem: NeoGAF)
Entretanto, três imagens de Black Ops II já estão online. Postadas pelo usuário Goldrusher, no fórum NeoGAF, as capturas de tela mostram o que parece ser a Los Angeles do futuro, com quadricópteros sobrevoando o campo de batalha.
 
(Fonte da imagem: NeoGAF)
O site também anuncia a pré-venda do novo Call of Duty, com data de entrega prevista para 13 de novembro de 2012. Mas, ao tentar efetuar a compra, a Amazon avisa que o produto ainda não está disponível. Pelo visto, os fãs da série terão que esperar um pouco mais para garantir a sua cópia do game.
Fontes: Site oficialNeoGAF, TecMundo

26 de abr. de 2012

Samsumg Galaxy S III é flagrado em fotos novamente



(Fonte da imagem: Reprodução/Slash Gear)
O Samsung Galaxy S III está muito perto de ser oficialmente anunciado, mas algumas imagens do design do aparelho já haviam vazado há algum tempo. Agora, novas fotos do smartphone apareceram, revelando mais algumas informações.
Quem já havia visto as imagens anteriores do Galaxy S III também deve ter percebido que a aparência do aparelho está bem diferente. Mas não se preocupe: essa não é sua aparência verdadeira. De acordo com o Slash Gear, aquilo é na verdade a “casca” de outro smartphone, que está carregando as peças e o sistema do novo celular da Samsung.
 
(Fonte da imagem: Reprodução/Slash Gear)
Mesmo assim, vale notar que a empresa está estudando a possibilidade de mudar os botões de controle da Google, retirando a ferramenta de acesso ao menu. Fora isso, tudo indica que o software não terá grandes mudanças, mantendo a tão conhecida aparência do Android. Mas será que isso continuará assim com o anúncio oficial? Por sorte, logo saberemos.

Fonte: TecMundo

19 de abr. de 2012

Piloto de avião quase mata todos os passageiros por causa do celular

A uma altura de apenas 150 metros, o pouso foi abortado porque o piloto esqueceu de baixar o trem de pouso.


(Fonte da imagem: Shutterstock)

Já está mais do que comprovado que utilizar o celular ao volante pode provocar acidentes seríssimos no trânsito. Mas e em um avião? Um piloto quase derrubou uma aeronave com capacidade para 220 passageiros porque se esqueceu de baixar o trem de pouso no momento da aterrisagem, logo depois de chegar a Singapura.

O piloto não é nenhum aventureiro de primeira viagem. Segundo o site Gizmodo, ele já possui mais de 13.000 horas de voo de experiência e conhece muito bem os procedimentos para aterrissar uma aeronave desse porte.

Quando o avião chegou a uma altitude de 2.000 pés, o celular do capitão começou a apitar. Distraído com as mensagens de texto que chegavam a seu telefone, ele se esqueceu de baixar o trem de pouso e quase provocou uma tragédia. Quando percebeu o engano, era tarde demais — e um alarme já soava na cabine dizendo estavam voando baixo demais para ativar o trem de pouso com segurança.

Por sorte, eles conseguiram arremeter — a apenas 150 metros do chão — e, posteriormente, pousar com segurança. A Jetstar, companhia aérea responsável pelo voo, decidiu incluir essa lição no treinamento dos novos pilotos e introduziu uma serie de novos procedimentos para evitar que, futuramente, esse tipo de incidente possa ocorrer novamente.

Os 4 Animais mais venenosos e perigosos do mundo

A variada fauna terrestre dá espaço para animais inofensivos e domesticáveis, mas também abriga algumas criaturas extremamente perigosas e até letais para o ser humano, algumas escondidas em cantos isolados do planeta.

Mas nenhum deles é segredo: a Odd Stuff Magazine fez uma lista com os animais que ela considera como os mais venenosos e perigosos da Terra. A maioria é bastante rara – mas dificilmente as vítimas de picadas desses bichos costumam ter a chance de viver para ter outro encontro com eles.

Aranha-teia-de-funil australiana (Atrax Robustus)


(Fonte da imagem: Reprodução/Odd Stuff Magazine)

Existente em uma área de 100 km² em Sydney, na Austrália, essa espécie de aranha tem um veneno que facilmente leva a vítima a um infarto. Seu corpo (sem contar as patas) varia de 1 a 5 cm e as fêmeas costumam ser maiores que os machos, além de serem seis vezes mais letais.

Elas aparecem nas cores azul e preta, com um brilho característico. Desde 1980, um soro para picadas da teia-de-funil previne um grande número de mortes. Exceto humanos e macacos, nenhum outro mamífero sofre os efeitos de seu veneno.

Mamba Negra (Dendroaspis polylepis)


(Fonte da imagem: Reprodução/Odd Stuff Magazine)

Famosa por dar nome a uma personagem e matar outro nos dois volumes de “Kill Bill”, a mamba negra é igualmente perigosa na vida real. Agressiva e de veneno mortal, ela é a maior cobra venenosa da África, podendo chegar a 3,2 metros de comprimento.

É também uma das cobras mais rápidas do mundo, podendo se deslocar a até 20 km/h. Outro fato interessante é que o nome não diz respeito à coloração do animal em si, mas ao interior da boca do bicho, que é completamente negro.

Stonefish (Synanceia)


(Fonte da imagem: Reprodução/Odd Stuff Magazine)

Não confunda com os peixes-pedra, comuns em litorais brasileiros. Esses aqui são os peixes mais venenosos do mundo – e suas estocadas causam envenenamento e até a morte, se não forem tratadas. Normalmente, o contato acontece quando alguém pisa no animal, cujo veneno fica na espinha dorsal.

Confundidos facilmente com pedras ou corais, eles sobrevivem até um dia fora da água. O remédio para acidentes com o bicho é o segundo mais administrado na Austrália.

Água-viva-juba-de-leão (Cyanea capillata)


(Fonte da imagem: Reprodução/Odd Stuff Magazine)

Águas-vivas trazem receio por natureza, mas o medo é grande só de imaginar em se deparar com uma dessas. A espécie gigante aparece em várias fotos que circulam pela internet, já que a recordista mundial até agora tem um diâmetro de 2,3 metros e tentáculos de quase 40 metros. Mas ela é rara: só habita águas geladas do Ártico, Atlântico e Pacífico Norte.

Bônus: Solífugos (Solifugae)


(Fonte da imagem: Reprodução/Funny2K)

Não muito conhecida da população em geral, a ordem dos invertebrados solífugos é composta por animais chamados de “falsas aranhas” ou "aranhas-camelo", já que são similares em aparência aos aracnídeos, mas pertencem a outra classificação.

Mais facilmente encontradas em desertos, algumas espécies podem crescer a até 30 cm – o que faz com que os solífugos sejam protagonistas de várias lendas urbanas sobre seu tamanho e potencial para matar. O que assusta neles é só o tamanho: sem peçonha, as "aranhas-camelo" atacam com mordidas que infeccionam facilmente, mas quase não levam à morte.

Fonte: TecMundo

Falar sozinho deixa você mais inteligente


(Fonte da imagem: ThinkStock)

Uma boa notícia para quem costuma travar diálogos longos e complexos entre si mesmo: isso não significa que você está ficando louco – mas essas conversas solitárias podem aumentar sua inteligência, já que aceleram o lado cognitivo do cérebro.

A pesquisa que chegou a essa conclusão foi conduzida por dois psicólogos que estavam intrigados com as pessoas que procuravam itens no supermercado sussurrando o nome dos alimentos. Para comprovar que isso ajudava na busca, eles fizeram um teste bastante simples.

Em uma das dinâmicas, eles precisavam encontrar a foto de um objeto específico em meio a várias outras. Alguns voluntários precisavam fazer isso em silêncio – e eles levaram mais tempo para acabar a tarefa do que os que eram autorizados a falar o nome da figura.

Na segunda atividade, um site de compras online foi usado em um experimento similar – e quem falava os produtos pedidos para serem procurados eram bem mais velozes na busca, mas apenas se eles conheciam o nome do objeto. O artigo completo pode ser conferido clicando aqui.

17 de abr. de 2012

Os 10 filmes mais pirateados da última semana


Cena do filme "Contrabando" (Fonte da imagem: Reprodução/Patti Perret — Universal Studios)

Você sabe quais são os filmes mais pirateados do mundo? O site Torrent Freak divulgou uma lista de quais são os títulos mais baixados pelos usuários do software BitTorrent – um dos aplicativos mais utilizados para o compartilhamento de arquivos. A lista envolve apenas vídeos baixados em alta resolução (BD/DVD Rips) entre os dias 9 e 15 de abril.

  1. "Contrabando"
  2. "Missão Impossível: Protocolo Fantasma"
  3. "Sherlock Holmes: o Jogo das Sombras"
  4. "Compramos um Zoológico"
  5. "Bad Ass"
  6. "A Perseguição"
  7. "Shame"
  8. "Men in Black: The Dark Watchers" (não é a sequência de MIB)
  9. "As Aventuras de Tintim"
  10. "Fúria de Titãs"

Episódio dos Simpsons revela em qual estado fica Springfield


(Fonte da imagem: Reprodução/Canal Fox)

Onde vive a família Simpson do desenho Os Simpsons? Em Springfield, disso muitos sabem. Mas você sabia que em todos – isso mesmo, todos – os 50 estados dos Estados Unidos existe uma cidade chamada “Springfield”? Por essa razão, ninguém no mundo tem certeza absoluta de qual seja o local de origem dos personagens amarelos.

Recentemente, Matt Groening, o criador da série, disse em uma entrevista que a escolha do nome veio por causa de uma cidade próxima à que ele morava, no estado do Oregon. Mas isso não significa que a cidade de Os Simpsons seja a Springfield de Oregon. E para evitar que os fãs continuem pensando isso, no episódio que foi ao ar no último domingo (nos EUA) houve uma revelação quase bombástica.

Cuidado, o próximo parágrafo contém um spoiler

No início do episódio, quando Bart aparece escrevendo seu castigo no quadro-negro do colégio, é possível ler a seguinte frase: “The True Location of Springfield is any state but yours”. Ou, em português: “A verdadeira localização de Springfield é qualquer estado, menos o seu””. Atenção: caso queira saber o que está escrito nos trechos em branco das frases acima, selecione o texto com o cursor do mouse.



8 de abr. de 2012

Windows 8 terá nove edições diferentes; três novas


Segundo informações encontradas no registro do Windows, o Windows 8 terá nove edições diferentes. Como você pode ver na imagem logo abaixo os registros apresentam 9 versão diferentes do Windows 8. Das nove, três são novas.

As nove edições do Windows 8 são:

  • Windows 8 Starter
  • Windows 8 Home Basic
  • Windows 8 Home Premium
  • Windows 8 Professional
  • Windows 8 Professional Plus
  • Windows 8 Enterprise
  • Windows 8 Enterprise Eval
  • Windows 8 Ultimate
  • Windows 8 ARM Edition

Vale a pena lembrar que das nove edições citadas no registro seis já foram lançadas com o Windows 7, apenas a Professional Plus, Enterprise Eval e ARM chamaram atenção.

Fonte: Win8BR

Orkut acaba de vez com a interface antiga




Agora, todos que estiverem na rede social precisarão utilizar o novo visual do serviço.


Orkut impõe nova interface (Fonte da imagem: Reprodução/Blog do Orkut)

Parece mesmo que a Google não sabe mais o que fazer para que o Orkut consiga segurar os seus usuários. Após a rede social perder o posto de mais popular no Brasil para o Facebook, agora a companhia quer empurrar “goela abaixo” uma nova interface para aqueles que ainda utilizam o serviço.

Falamos dessa maneira porque esse novo visual é, na verdade, aquele que há cerca de três anos atrás foi anunciado com muito alarde pela Google, mas que não agradou praticamente ninguém. As reclamações foram (e são) várias, como o fato de que a interface é poluída e muito menos amigável do que a antiga e tradicional utilizada pela maioria das pessoas.

O anúncio desta “imposição” da companhia foi feito na última quarta-feira (4 de abril) no blog do Orkut, o qual anuncia que agora todos poderão perceber que a equipe de desenvolvedores está expandindo a nova versão da plataforma para todos os usuários do Orkut.

A verdade é que essa iniciativa da empresa pode se revelar como uma boa maneira de conseguir manter o serviço com certa força por mais algum tempo. Em contrapartida, o tiro também pode sair pela culatra, e causar uma nova debandada de pessoas para o Facebook, o seu principal concorrente.

Além disso, o Orkut conta também com outro adversário, um concorrente interno: o Google+. Inclusive, os investimentos da Google são grandes na sua nova rede social, o que causou cortes de orçamento no Orkut e uma mudança de foco dentro da companhia.


Fonte: TecMundo

Megaupload luta para que o conteúdo dos servidores não seja apagado!


(Fonte da imagem: Reprodução/Ars Technica)

Na última sexta-feira (06), o Megaupload solicitou à justiça do estado da Virgínia que os dados armazenados nos servidores sejam poupados da exclusão. A empresa tinha alugado mais de 1,1 mil servidores de 25 petabytes da Carpathia Hosting, mas foi incapaz de continuar os pagamentos após o bloqueio de suas contas.

A Carpathia, por sua vez, reclama que está arcando com os custos de manutenção dos dados, o que está custando milhares de dólares por dia. A empresa de hospedagem já solicitou à justiça a compensação pelas perdas ou a autorização para que possa excluir o conteúdo e repassar as máquinas para outros clientes.

O Megaupload argumenta que a destruição dos dados privaria a empresa de ter a oportunidade de se defender plenamente em um tribunal. O governo copiou parte do conteúdo para servir como prova em tribunal, mas não revelou exatamente o que foi copiado. A exclusão completa dos dados colocaria o Megaupload à mercê do governo, sendo obrigado a aceitar qualquer acusação.

A empresa afirmou ainda que está disposta a arcar o custo dos servidores com seus próprios recursos, mas para isso precisa que seus fundos sejam descongelados. O Megaupload concordou ainda que os dados preservados possam ser utilizados apenas judicialmente, sem que o site precise retornar ao ar.


3 de abr. de 2012

12 de abril, o dia de frete grátis nas lojas virtuais brasileiras


(Fonte da imagem: ThinkStock)

Você se lembra da Black Friday brasileira, que aconteceu em maior escala em 2011, no mesmo dia em que descontos incríveis são oferecidos em lojas nos Estados Unidos? Depois do sucesso das promoções por aqui, as lojas eletrônicas vão pegar emprestado mais uma data gringa: o Free Shipping Day, no dia 12 de abril.

Trata-se de 24 horas de vendas com frete grátis para todo o país, independente da mercadoria que você adquirir – isso se o site aceitar em zerar a taxa de todo o estoque disponível. A ideia de adotar o sistema no Brasil veio depois que alguns vendedores constataram a desistência do consumidor ao se deparar com um alto custo de entrega.

De acordo com a Veja, lojas como Walmart, Submarino, Shoptime e Fnac já estão confirmadas no Free Shipping Day nacional, que deve reunir 30 lojas virtuais. A expectativa é de que as vendas aumentem em 20% neste dia.



21 de mar. de 2012

Tablet ou Grelha?: Novo iPad dá sinal de problemas de superaquecimento

As versões anteriores do iPad tiveram casos de superaquecimento relatados ao longo do tempo, e parece que a tradição negativa se repetiu com o recém-lançado novo iPad. Relatos no fórum oficial de consumidores da Apple afirmam que o calor do aparelho vem causando desligamento em alguns tablets.

Bateria maior e chip potente podem levar o novo iPad a temperaturas mais altas (Foto: Reprodução)
Bateria maior e chip potente podem levar o novo iPad a temperaturas bem altas (Foto: Divulgação)

Os consumidores que relataram problemas com as unidades dizem que o canto inferior esquerdo do tablet, onde está localizado o processador A5X, é o maior foco de calor. Nos casos mais sérios, o dispositivo chega a emitir uma mensagem dizendo que precisa ser desligado para se resfriar.

Um dos usuários que citou o problema, porém, afirma ter usado o iPad contra a luz solar, o que, como já se sabe, torna o aparelho vulnerável a defeitos. Os dispositivos iOS não possuem sistemas de refrigeração, como coolers e aberturas para a exaustão de ar quente.

Considerando que o novo iPad dispõe de baterias enormes e um processador muito mais potente que o de seus antecessores, o calor é algo a ser encarado com naturalidade pelos usuários. A Apple confirma que o novo modelo aquece mais que o iPad 2, mas avisa que a margem segura de operação do tablet vai até 35°C.

AMD lança nova linha de processadores para servidores


(Fonte da imagem: Divulgação/AMD)

Chega às lojas norte-americanas nesta terça-feira (20) uma nova linha de processadores da AMD. Trata-se da AMD Opteron 3200 Series, voltada para servidores, que tem como foco principal o baixo consumo de energia.

Os modelos estarão disponíveis em versões de quatro e oito núcleos, sendo compatíveis com sistemas da MSI, da Tyan, da Fujitsu e da Dell. Os novos processadores têm TDP entre 45 W e 65 W, suporte para 32 GB de memória e frequência base de 2,7 GHz a 3,7 GHz (com AMD Turbo Core).

Confira alguns detalhes dos novos processadores:

  • TDP: variável de 45 W até 65W;
  • Frequência: de 2,7 GHz até 3,7 GHz (usando AMD Turbo Core);
  • Canais de memória: 2 DDR3 com suporte para módulos UDIMM com ECC;
  • Suporte para módulos de memória com velocidade de 1.333 MHz, 1.600 MHz e 1.866 MHz;
  • Cache total: 16 MB (8 núcleos) e 8 MB (4 núcleos);
  • Cache L2 e L3: até 8 MB.


Cientistas descobrem que mosquitos rejeitados podem se tornar alcoólatras


(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

Um grupo de pesquisadores publicou um estudo sugerindo que os mosquitos machos do gênero Drosophila buscam refúgio no álcool quando se sentem rejeitados pelas fêmeas. Embora pareça engraçado — e até mesmo poético —, o descobrimento é bastante revelador.

Os pesquisadores descobriram que as duas atividades — embriagar-se e fazer sexo — estão relacionadas a uma substância produzida pelo cérebro dos insetos, o neuropeptídeo F, que atua como uma espécie de recompensa. Os pesquisadores observaram que, se os mosquitos deixam de experimentar a sensação de recompensa oferecida pelo sexo, os níveis do neuropeptídeo F diminuem, levando-os a buscar um substituto para essa reação bebendo álcool.

Insetos e mamíferos

Os mamíferos também produzem uma substância semelhante, o neuropeptídeo Y, e existem estudos clínicos que sugerem que suicidas e pessoas que sofrem de stress pós-traumático normalmente apresentam baixos níveis desse componente.

Os pesquisadores acreditam que pode existir um sistema responsável por regular o nível de recompensa em ambos os tipos de animais — mamíferos e insetos. Quando o nível se encontra abaixo do normal, os seres buscam outras formas de se reestabelecer, muitas vezes através do uso de álcool ou drogas.

Embora seja tentador sugerir que o mesmo pode ocorrer com humanos, ainda não foi possível comprovar a relação entre essa substância química e o nosso organismo, mas existem experimentos clínicos testando essa substância para tratar vícios e transtornos de comportamento.



Blogspot agora é ".com.br"

A Google decidiu migrar todos os blogs do Blogspot para domínios locais. Segundo o Google Discovery, os domínios vão passar a se referir diretamente aos países em que os proprietários estão localizados. Por exemplo, os blogs criados por contas brasileiras (cujo proprietário tenha residência no Brasil) serão automaticamente redirecionados de “seunome.blogspot.com” para “seunome.blogspot.com.br”.

Um dos principais motivos para isso são os constantes pedidos que a Google recebe para retirar materiais protegidos por direitos autorais do ar. Como os domínios não eram brasileiros, as medidas não podiam ser tomadas. A partir de agora, porém, os blogs do Blogger e Blogspot passam a responder às leis brasileiras.



19 de mar. de 2012

Download - Mozilla Firefox 11.0

Mantendo o planejamento de atualizações mais frequentes, a fundação Mozilla acaba de lançar oficialmente a décima versão estável do Firefox, sem muitas mudanças aparentes, mas com correções e melhorias que pretendem deixar a navegação ainda mais rápida e imersiva.

No que diz respeito ao visual, o Firefox segue praticamente intocado desde a sua quarta versão. Na edição recém-anunciada, a interface somente ganhou um novo recurso que esconde o botão para avançar páginas da barra de navegação enquanto ele é desnecessário.

Além disso, o navegador recebeu novos suportes para tecnologias que permitem a criação de conteúdo 3D e maior compatibilidade com complementos desenvolvidos para versões anteriores do browser.

Mozilla Firefox

Novos controles para HTML5

Pioneiro no suporte ao HTML5, o Firefox aprimora seu desempenho também em relação a este formato a cada nova versão. Agora, não poderia ser diferente, e o navegador da Mozilla traz consigo controles de mídia redesenhados para vídeos em HTML5, além de outros aprimoramentos técnicos no mesmo campo.

Motor de Java Script aprimorado

Um dos principais termômetros que medem o desempenho dos browsers modernos é a velocidade com que eles rodam aplicativos baseados em Java Script. Páginas com atualização dinâmica de conteúdo, como o Gmail e o Google Docs, dependem dessa funcionalidade para funcionar.

Graças ao motor aprimorado do Firefox, sites com este tipo de conteúdo podem ficar até 30% mais rápidos para abrir e atualizar. Testes em ferramentas de benchmark, como a SunSpider, mostram que houve um ganho de até 60 milissegundos, diminuindo o tempo total na bateria de testes de 370 para 310 ms.

Gerenciamento de extensões

Como uma medida de segurança, o Firefox adotou uma nova forma para o gerenciamento das extensões instaladas. Embora o navegador possua uma série de complementos, nem todos são conhecidos e testados pela equipe da Mozilla. Agora, sempre que o browser encontra uma extensão de terceiros (como uma daquelas presentes em antivírus), ele pergunta o que deve ser feito.

Antes, esses complementos, especialmente quando vindos de aplicativos para a proteção do computador, eram simplesmente instalados e ativados. Da mesma forma, após atualizar para uma nova versão, o Firefox permite que você ative ou desabilite os complementos de forma independente logo na primeira execução do navegador.

O Firefox também continua informando quais extensões podem não ter a compatibilidade adequada à nova versão.

Abrindo apenas uma aba

Embora essa seja uma função que já estivesse presente no Aurora, ela é novidade no Firefox estável propriamente dito. Agora, você pode configurar o navegador para carregar apenas a aba escolhida durante a inicialização e não restaurar todas as guias abertas na última seção. Isso aumenta a velocidade de carregamento do browser de maneira significativa.

Abrindo apenas uma aba!

Para ativar essa opção, clique no botão do Firefox, escolha a alternativa “Opções” e entre em “Opções”. Então, acesse a aba “Geral”. Logo no começo, ele pergunta o que deve ser aberto ao iniciar o Firefox. Apenas marque a guia “Só carregar abas ao selecionar”.

Melhoria no uso de memória

A redução da carga no uso de memória RAM durante os processos sempre foi um dos pontos que pesaram negativamente contra o browser. Afinal, muitas pessoas relatavam processos maiores do que 200 MB apenas para abertura de uma aba ou janela.

Essa era uma promessa antiga da Mozilla, uma vez que o excessivo consumo de memória é a principal queixa dos adeptos do navegador. De acordo com os desenvolvedores, desde a versão 7 o Firefox usa uma quantidade entre 20% e 30% menor de memória do que as versões anteriores (6, 5 e 4). Ainda é afirmado que, por vezes, essa taxa pode atingir até 50%.

Um detalhe importante é que, mesmo que o browser fique aberto por horas, o uso de memória será contínuo.

Permaneça em sincronia

Aos poucos, o Firefox vai melhorando a forma como trabalha com a sincronia de conteúdo entre máquinas diferentes. Na 11ª versão do navegador, foi implementada uma função que permite sincronizar as extensões instaladas em todos os computadores nos quais você usa o navegador da Mozilla.

Para quem utiliza mais de um computador, manter o histórico de navegação e as URLs favoritas acessíveis a partir de qualquer de lugar eram tarefas que requeriam o uso de uma extensão ou de serviços complementares, como uma conta de usuário da Google. Além disso, a Mozilla aprimorou a sincronia entre as senhas do usuário e o Firefox Sync. Agora, modificações feitas são sincronizadas instantaneamente quando se utiliza o Firefox Sync.

Panorama

O sistema Panorama, que permite uma visão mais ampla das abas abertas no browser e, consequentemente, melhor organização de todo o conteúdo, também recebeu algumas melhorias. Agora o navegador demora menos para abrir quando essa função está em uso.

Funciona assim: as páginas ocultadas pela função Panorama só são carregadas quando você clica sobre elas; antes, todas as abas eram carregadas juntamente com a inicialização do navegador. Isso consumia boa parte da banda da internet e também recursos de arranque do Firefox. Para visualizar as abas pelo sistema Panorama, use o atalho Ctrl + Shift + E ou então o botão presente no canto superior direito da tela do navegador.

Mozilla Firefox 7 Final.

Gerenciador de permissões

Você usa vários serviços que demandam senha, portanto, usar a função de memorizar dados de login pode ser uma boa saída para não ter que guardar tudo isso na sua própria memória. Para isso, o Firefox conta com um gerenciador de permissões, e basta executar o comando “about:permissions” (sem aspas na barra de endereços) para acessá-lo.

Mozilla Firefox 7 Final.

Na aba que se abre, você define opções relacionadas às permissões, escolhendo se o navegador deve memorizar senhas, compartilhar localização, armazenar cookies, abrir janelas popup e preservar conteúdo offline. Além disso, é possível modificar manualmente cada uma das senhas já gravadas no Firefox.

WebM, HTML5, CSS3, SVG, WebGL...

Antigamente, bastava o nome de um plugin para identificar todas as tecnologias compatíveis com o navegador. Hoje, é preciso ficar atento ao suporte disponível para diversas linhas de programação. A ausência de uma delas pode significar a morte prematura de um browser antes mesmo do seu lançamento.

Nesse quesito, o Mozilla Firefox está em dia com as últimas novidades. Além do suporte completo para HTML5, que proporciona recursos mais dinâmicos para a criação de páginas, e CSS3, que define folhas de estilo com mais transições e efeitos na web, há compatibilidade com SVG e WebM.

O Firefox também oferece suporte para animações (e transições) em CSS. Isso pode auxiliar muito na hora de carregar esse tipo de arquivo de estilo, coisa que antes poderia simplesmente não funcionar ou, em casos mais extremos, até mesmo causar o travamento do navegador.

Já a SVG é uma tecnologia para definição de componentes gráficos vetoriais, aperfeiçoando o uso de imagens dinâmicas na rede. Por fim, o codec WebM funciona em parceria com o HTML, proporcionando taxas maiores de compressão em vídeos de alta qualidade.

Para que possa exibir gráficos em 3D com melhor qualidade e velocidade, o Firefox aprimorou os recursos de WebGL. A tecnologia trabalha em parceria com o HTML5 e conta com gerenciamento automático de memória.

Aceleração gráfica

Para melhorar o carregamento das páginas, algumas operações de processamento passam a ser feitas com auxílio da placa gráfica. Isso acontece graças à interface Direct2D, disponível nas versões mais recentes do Windows.

O recurso é desativado na configuração-padrão do programa, para evitar gastos maiores com energia elétrica, principalmente para pessoas que utilizam o navegador em notebooks e não podem descuidar da carga de bateria.


Botão escondido

A partir do Firefox 10, por padrão, o navegador da raposa passa a esconder o botão "Avançar" da barra de controle de navegação. Ele só é exibido quando você retorna a uma página, o que habilita a função de avanço. Assim, em vez desse item ficar opaco e sem funcionamento, ele será ocultado – reduzindo o espaço ocupado na barra de navegação.

Maior compatibilidade

Outra mudança importante no Firefox é a maior compatibilidade para complementos desenvolvidos em versões anteriores do navegador. De acordo com a desenvolvedora, extensões que sejam compatíveis a partir da quarta geração do browser devem ser suportadas nativamente pela edição atual.

Esse era um problema recorrente para muitos adeptos do navegador da raposa, que ficavam sem poder utilizar os aplicativos instalados no navegador quando o atualizavam.

Melhorias internas

O Mozilla Firefox está em constante evolução e, na última versão, aumentou o suporte para algumas tecnologias que possuem um grande potencial de desenvolvimento. O navegador passa a integrar o CSS3 3D-Transforms e um mecanismo de anti-aliasing para WebGL – dois recursos que promovem melhorias na reprodução de conteúdos 3D.

Além disso, o browser ganhou interfaces de programação (as chamadas APIs) para o desenvolvimento de aplicações que rodam em tela cheia, as quais seriam capazes de proporcionar experiências de navegação mais agradáveis e imersivas. Aperfeiçoamentos na integração do HTML5 e do CSS também fazem parte do pacote de atualização do Firefox.


Sistema Op.: Windows/XP/Vista/7/8

Tamanho: 15.2 MB

Lincença: Gratuito

BAIXAR JÁ


Fonte: Baixaki

Programados para morrer: eletrônicos são projetados para vencer depois da garantia?


Será que os eletrônicos são programados para pifarem alguns anos depois da compra? (Fonte da imagem: ThinkStock)

A Lei de Murphy é clara: se algo pode dar errado, dará errado. Por isso, não é de se espantar que aquele notebook que você suou para comprar apresente uma falha grave logo depois de o termo de garantia vencer. Algumas lojas, aproveitando o acaso do azar, começaram até mesmo a vender garantia adicional junto com seus produtos.

É tão comum ver equipamentos eletrônicos pifarem depois de um ou dois anos de uso que muitos chegam a pensar que as empresas produzem verdadeiras bombas-relógios, produtos programados para apresentar falhas depois de um determinado período. E, sem dúvida, a parte mais decepcionante desse papo é o fato de que ele pode ter uma ponta de verdade.

Sony Timer: conspiracionismo japonês?


No Japão, consumidores acham que a Sony possui espécie de "bomba-relógio" (Fonte da imagem: Pink Tentacle)

Durante as décadas de 80 e 90, o povo japonês começou a desconfiar de que a Sony programava seus produtos para começar a falhar logo depois da garantia. E ainda hoje, décadas depois do surgimento desse rumor, há quem culpe a empresa, mesmo que nunca tenha aparecido prova alguma da acusação.

Interessante notar que, de acordo com o Pink Tentacle, até mesmo os executivos da Sony já tomaram conhecimento do rumor. Em 2006, um dos funcionários da empresa chegou a declarar que seria absurdo pensar que a Sony programava seus produtos para estragar no prazo de 13 meses após a compra. O mesmo artigo também diz que, em 2007, o então presidente da companhia Ryoji Chubachi também tinha ciência dos rumores.

Apesar de muita gente continuar acreditando nessa lenda urbana, parece claro que, caso um dispositivo desses existisse, as empresas concorrentes fariam de tudo para descobri-lo e denunciá-lo aos quatro cantos do mundo. Afinal, tirar a Sony da disputa pelo mercado é o que desejam muitas empresas por aí.

Mas e quanto à obsolescência programada?


O video game comprado hoje estará obsoleto dentro de 8 ou 10 anos (Fonte da imagem: iStock)

Como toda boa teoria da conspiração, esta aqui tem um pouco de verdade. A chamada obsolescência programada foi uma forma que a indústria encontrou de enfrentar a Crise de 1929, o pior e mais longo período de recessão econômica do século XX. De acordo com a revista Adbusters, foi em 1932 que Bernard London publicou um panfleto intitulado “Acabando com a Depressão por meio da Obsolescência Programada”.

No texto, London alega que uma das causas da crise econômica é o fato de que muitos consumidores desobedecem a “lei da obsolescência”, fazendo uso de seus “carros velhos, seus pneus velhos, seus rádios e suas roupas por muito mais tempo do que os estatísticos esperavam”. London ia além e estipulava até mesmo uma multa para aqueles que continuassem a usar itens com a “data de validade” vencida. Obviamente, isso não chegou a ser implementado na prática, mas parece que a indústria se apropriou dessa ideia de outras maneiras.

O termo começou a se popularizar em 1954, quando o designer americano Brooks Stevens apresentou uma palestra em Minneapolis sobre como a publicidade deveria instigar os consumidores a comprar algo novo e melhor antes de precisarem efetivamente de tal produto. Em outras palavras, Stevens achava que a propaganda deveria convencer você a comprar um celular novo, mesmo que o seu atual estivesse funcionando perfeitamente.

Mudança de significado


Atualmente, os produtos ficam "velhos" rápido demais, sendo logo descartados (Fonte da imagem: Eric Peters)

Apesar de não falar, inicialmente, sobre a qualidade dos produtos vendidos pela indústria mundial, a expressão “obsolescência programada” começou a ganhar um novo significado no fim da década de 50: mercadoria estipulada para apresentar defeito ou se tornar obsoleta pouco tempo depois de ser vendida.

O novo significado se tornou tão popular que, no começo da década de 60, a Volkswagen fez questão de anunciar, em suas peças publicitárias, que a empresa não acreditava no conceito de obsolescência programada e que seus carros eram feitos para durar. Apesar da mensagem positiva, dirigentes da empresa ficaram com medo de a nova propaganda passar a impressão de que os novos modelos não apresentavam novidades para o consumidor.

Ainda em 1960, o crítico cultural Vance Packard publicou o livro “Waste Makers”, que abordava a questão da nova estratégia da indústria. No volume, Packard dividiu a prática em duas categorias: obsolescência de desejo e de função. A primeira, também chamada de “obsolescência psicológica”, se refere à tentativa de marketing de vender um novo produto que não traz mudanças significativas, mas que possui um novo visual ou estilo. Já a obsolescência de função diz respeito a novos recursos e mudanças intrínsecas do produto.

A defesa da indústria


A obsolescência programada pode favorecer a inovação tecnológica (Fonte da imagem: ThinkStock)

Em 1840, o famoso historiador Alexis de Tocqueville percebeu que os americanos já adotavam a obsolescência programada na produção de navios e outras embarcações. Ao questionar um marinheiro sobre o assunto, Tocqueville foi informado de que a arte da navegação passava por um progresso muito acelerado e, por isso, as embarcações se tornavam “praticamente inúteis depois de alguns anos”.

E essa é a lógica que, de certa forma, ainda mantém a obsolescência programada nos dias de hoje. Os que apoiam essa defasagem estipulada acreditam que a prática favorece a inovação da indústria, que se vê obrigada a sempre criar algo novo para poder concorrer com os demais fabricantes.

Há também quem diga que essa é uma grande ilusão, já que as fábricas podem se negar a lançar algo novo antes de o modelo anterior de um produto ter faturado o suficiente. Em outras palavras, nessa corrida pela inovação, há que se levar em conta a possibilidade de um lançamento ofuscar o brilho de um eletrônico cujas vendas ainda não pagaram a sua criação.

Pelo visto, o modelo da obsolescência programada também traz riscos às indústrias. Mas o preço mais caro continua sendo pago pelo consumidor, que muitas vezes troca de eletrônico sem precisar, e pelo meio ambiente, já que os recursos naturais podem não aguentar tanta “inovação” ou dejetos gerados na fabricação e comercialização de novos produtos.


Fonte: TecMundo