Muitas histórias de sucesso começam por acaso. A Mirtesnet
é mais um exemplo disso. O “Facebook brasileiro”, criado pelo
publicitário Carlos Henrique do Nascimento, era uma brincadeira, mas
virou coisa bastante séria. Com cerca de, em média, oito mil cadastros
novos por dia, a página já bateu a meta de mais de um milhão de usuários
e tem como o principal objetivo se tornar a maior rede social do país
até o fim do ano.

O site, que em muito lembra o Facebook em sua interface, foi lançado
como uma rede interna há três anos, porém se tornou público só em 2013, e
vem fazendo cada vez mais sucesso. Por conta disso, a dose de otimismo
de seu criador é bem alta. Em entrevista ao TechTudo, Carlos até
destacou que já existem pessoas com intenções maliciosas de atacar o
site. Mas, segundo ele, isso não é motivo para se abalar, pelo
contrário, motiva o aumento de investimentos e melhora da página.
“Começamos há três anos e era só para os amigos, mas as pessoas
começaram a entrar já naquela época. Depois, reformulamos o site e
lançamos mesmo para todo o público, há uns quatro meses. Jamais imaginei
que poderia chegar onde estamos hoje. Esta evolução está tão rápida que
está me assustando até agora. Tem até hacker que está tentando invadir o
site”, disse o criador do mais novo hit da Internet brasileira.
Os responsáveis pelos servidores do Mirtesnet talvez estejam tão (ou
mais) surpresos quanto Carlos. Segundo ele, os valores da hospedagem já
aumentaram, a página vem encontrando um ou outro problema técnico de
excesso de visitas e, com isso, o site está passando a ser cada vez mais
caro de manter. Por isso, ele já está prospectando novos parceiros e
busca anunciantes para manter a rede social online.
“Antes eu pagava só R$ 619 no servidor. Agora está R$ 1 mil, uma coisa
de louco. Tentarei arrumar uma equipe, porque eu não tenho muito
dinheiro mas já está de uma forma que não estamos aguentando. No início,
um amigo meu vendeu o carro para os primeiros investimentos darem
certo. Depois, vendi outras coisas, contratei um amigo programador e,
pagando R$ 800 mensais, ele fez o site. Gostei, colocamos no ar para
testes e, pronto, começou a se tornar esse sucesso”, contou Carlos.

Homenageada acha o nome “estranho”
Mas de onde saiu o nome Mirtesnet? É simples: Mirtes é o nome da esposa
de Carlos e net, claro, faz referência à Internet. A história começou
há cerca de três anos, quando o filho do casal, Erick, que tinha oito
anos, pediu para fazer uma conta no Facebook e seu pai, preocupado,
vetou a ideia. Porém, brincando, Carlos sugeriu que eles montassem sua
própria rede social.
“Era um fim de semana e meu filho queria fazer uma conta no Facebook.
Tentei explicar que ele não poderia. Ele insistiu tanto que eu falei que
iríamos fazer um site só para a gente, mas brincando. Chegou em uma
parte que desenvolvemos mesmo o site e ele falou que tinha que ser
ErickNet. Eu disse que não, que estava ruim, e depois ele falou
MirtesNet, porque Mirtes é o nome da mãe dele. Ela achou ruim, então,
por isso, a gente achou legal e acabou ficando”, explicou o criador.
A homenageada, porém, não ficou tão lisonjeada com o “Mirtesnet”.
Segundo Carlos, sua esposa achou o nome um pouco estranho. Pelo visto,
porém, os internautas brasileiros e seus amigos não têm nenhum problema
com a nomenclatura da rede social. Pelo contrário, a história é levada
com bom humor e os acessos à página estão cada vez maiores.
“Ela acha o nome estranho, mas já acostumamos dentro de casa. Virou um
nome normal, mas de primeira era meio estranho. Ela olhava de uma
maneira esquisita. Demorou, mas agora acho que ela se acostumou, até
pelo grande sucesso que já estamos fazendo. Queremos ser umas das
maiores redes sociais do Brasil até o fim do ano, mas acho que podemos
chegar até antes, porque a forma como tudo isso está evoluindo é
impressionante. Estou tendo em torno de oito mil cadastros por dia. Acho
que nem o Facebook quando começou deu esse tanto de gente”, completou.